My People – 2017

The night is beautiful,
So the faces of my people.

The stars are beautiful,
So the eyes of my people.

Beautiful, also, is the sun.
Beautiful, also, are the souls of my people.

Advertisements

11 thoughts on “My People – 2017

  1. i loved this poetry. i like it cause the way that the poet explain the ”differences” between the people are incredible. at first, i was a little confused about it, but after i understand, i remember to thought. ”wooo, that is fantastic, the best poetry i have readen in my whole life” i realy like it, and one day, i hope to be a little like that poet was. say true things, In a way that people understand, and without being rude.
    Desculpe qualquer erro de gramática no comentário.

  2. Não me canso de ler,realmente o poema é simples porém com um fulgor maravilhoso! 😀

  3. Este é um poema fantástico! É pequeno em sua estrutura (versos, rimas) porém seu sentimentalismo é enorme.
    Langston Hughes foi um poeta, dramaturgo, novelista negro que sempre em suas obras buscava mostrar a realidade em sua época, tentava expor pontos cruéis que nós seres humanos praticamos uns com os outros usando palavras, atitudes, e que o sistema em que estamos “incluídos” nos impõe.
    Ele dava um tapa, um tapa não, um soco na cara da sociedade da época da mesma forma que os brancos, a politica faziam com ele, porém ele fazia de uma forma melhor, usando seu conhecimento, através da arte e literatura.
    E é incrível como hoje anos depois dessa obra ser publicada ela continua sendo atual, pois o racismo e a desigualdade social continuam atuais, e muito provavelmente continuarão sendo daqui a 20, 100, anos e sabe por que? Porque é muito mais fácil estar no meu quarto usando meu notebook do que estar na rua lutando contra o racismo, ou contra o capitalismo ou contra qualquer outra realidade social discriminativa que possamos lutar.

    O ser humano é muito controverso, no entanto estando bem foda-se o resto, simples assim, Quer um exemplo? O escravismo foi criado para que pessoas trabalhassem de forma desumana para que outras pessoas vivessem bem, sem exercer um trabalho pesado, mas isso foi há anos atrás na época da Grécia antiga, Brasil colonial etc… certo? Errado. Nos dias que correm também há escravidão, por exemplo; Nós brasileiros trabalhamos o ano inteiro muitas vezes 8, 10, 12 horas por dia ganhando uma remuneração minima, pagamos impostos como IPTU, IPVA, ICMS,e tantos outros enquanto pessoas mais “sortudas” trabalham para criar leis ( que muitas vezes privilegiam os próprios criadores) e “zelar” por nossas ruas,cidades ganhando salários descomunais e ainda ganham fama de cidadãos que lutam por nós,por nossos direitos, me poupe, isso continua sendo uma forma de desigualdade social escravista.

    Contudo ainda podemos buscar melhoras na sociedade, o que temos que mudar é o nosso sentimento egoísta que nos vem sendo passado de gerações anteriores, temos que entender que todos podemos viver bem,temos que aceitar as diferenças e enfrentar sem medo, temos que agir, nos mover, causar, provocar e atuar de forma ativa na luta contra a desigualdade social, nem que seja através de um simples poema.

  4. Um poema pequeno e simples ! Mas que diz muitas coisas a respeito do RACISMO e desigualdade que apesar dos anos nunca mudaram , é algo muito complexo para as pessoas racistas , pois admiram á noite , as estrelas e o sol , mais não conseguem enxergar essa beleza na pessoa Negra .

  5. Ser diferente, na sociedade moderna, é visto como algo repreensivo, mas obedecer padrões sociais,hoje, é considerado um tabu “brasileiro”. Se subordinar a outros tornou-se digno de aplausos…..
    Aí vem a questão: quem é a platéia? ou até mesmo: é necessário seguir a esse roteiro imposto por ela?…
    Com o passado histórico brasileiro demarcado pela opressão étnica, o racismo, gerador de violência, ódio e discórdia, tornou-se um fator cultural de extrema prevalência no país e, por isso, deve ser urgentemente, combatido.Em certa medida, a reação aos avanços nas políticas voltadas à igualdade racial, nos últimos anos, tem sido positiva. Porém, fica evidente a necessidade de se ampliar o combate à desigualdade.
    Como dizia nosso querido amigo Martin Luther King: “Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos.”
    Martin Luther King Jr. foi um dos maiores e talvez o mais nobre defensor da igualdade entre brancos e negros. Ainda no contexto de uma importante vitória da ação afirmativa através das cotas….
    em uma de suas falas ele comenta que “todo o progresso é precário, e a solução para um problema coloca-nos diante de outro problema.”
    Em suma, podemos resumir que, tornar uma sociedade, temperada por problemas coloniais preconceituosos, igualitária, está fora de nossas buscas por transformações com êxito, embora não haja nenhuma comprovação de uma determinada raça ser superior ou inferior a outra, pessoas em todo o mundo foram atingidas por grupos que se consideravam superiores…..
    Sendo assim, sem dúvida, a saída para combater este grave problema social está na educação. E esta educação contra o racismo deve começar no ambiente familiar e escolar, para assim, chegar às relações cotidianas.

  6. Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores,sabores,texturas,sons encantam as pessoas no mundo todo. Nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais, a sociedade impõe padrões a serem seguidos, aqueles que não se enquadram são vítimas de julgamentos pré-determinados ou até mesmo violência. nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador…..
    Podemos considerar então que, ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar….
    Como dizia Haile Selassie: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra….”
    Em suma, podemos considerar que Valorizar e incentivar o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial ainda continua sendo a melhor forma de combater o racismo…

  7. Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores,sabores,texturas,sons encantam as pessoas no mundo todo. Nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais, a sociedade impõe padrões a serem seguidos, aqueles que não se enquadram são vítimas de julgamentos pré-determinados ou até mesmo violência. nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador…..
    Podemos considerar então que, ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar….
    Como dizia Haile Selassie: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra….”
    Em suma, podemos considerar que Valorizar e incentivar o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial ainda continua sendo a melhor forma de combater o racismo…

  8. Poema espetacular,com um impacto sentimental muito forte, falando da realidade de varias pessoas onde o egoismo e a contradição nos pensamento estão bem presente. Em suma esse poema deixa um alerta a nos para revisarmos nosso pensamentos.

  9. Na minha opiniao esse poema eh maravilhoso amei ele achei incrivel o jeito que o autor fala do seu povo comparando eles com coisas naturais como as estrelas e o céu. Eu recomendo e acho que ele ajuda muita gente a pensar diferente muda o jeito de pensar ele eh muito emocionante.

  10. Um poema incrível, onde o autor usa das belezas presentes na natureza, que são muitas vezes elogiadas, com a beleza negra. Um simples poema, mas que nos faz refletir a casa verso lido.

  11. Achei muito interessante este poema, e pequeno e que diz muitas coisas, pois ele está elogiando seu povo. E isso é muito bonito uma pessoa elogiar seu povo, e não tem um tipo de preconceito.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s